O sapateado, modalidade de dança originada na Espanha, é um esporte caracterizado pela movimentação dos pés batendo ritmicamente no chão. A prática dessa forma de dança é recomendada como exercício físico, uma vez que desenvolve a coordenação motora e a tonificação muscular, além de auxiliar na musicalidade, na agilidade e no ritmo.

Andrea Kopp, professora de sapateado na Footwork, tem uma longa trajetória com a dança, tendo entrado em contato com o esporte aos 12 anos e começado a lecionar aos 17. Seus 35 anos de experiência na área são permeados por diversos cursos nacionais e internacionais, além de participações em festivais – inclusive como jurada.

O que motivou Kopp a começar a dança foi a vontade de participar de espetáculos e musicais e, atualmente, encontrou uma forma de realizar isso. A Footwork, conhecida por seus espetáculos musicais, adotou o sapateado como parte do repertório artístico nas apresentações. Para Cleber Reikdal, coreógrafo residente da Footwork, adicionar o sapateado às apresentações trouxe uma satisfação estrondosa aos musicais.

De acordo com as alunas da Footwork Adriana Abage, Maria Eduarda Araújo e Robia Ribeiro, praticar sapateado é, além de um desafio, bastante divertido. O que as motivou a começar essa dança foi a vontade de praticar uma atividade física, mas fazendo algo de que gostassem. Abage, por exemplo, havia praticado sapateado quando criança e agora, depois de anos, voltou à dança como forma de exercício.

INFORMAÇÕES:

Footwork: (41) 3273-7163

secretaria01@footwork.com.br